Home - Blog

Fio de arnés para automóveis: o guia definitivo para o arnés para automóveis

Se você se orgulha de explorar a mecânica do seu carro, você provavelmente conhece as linhas do carro. No entanto, se você é novo aqui, isso pode ser uma experiência desafiadora que você deve começar a partir deste semestre,Cabos elétricos de automóveis.

Diretório

O que é um fio elétrico de carro?

Diferentes tipos de fios e cabos automotivos

Diferença entre fio elétrico doméstico e fio elétrico do carro

Danos comuns ao fio elétrico do veículo

Quais são os sinais de danos na linha do seu carro?

Como escolher o fio elétrico do carro

Conclusão

O que é um fio elétrico de carro?

Em palavras simples: os fios de automóveis são os mais adequados para o uso de feixes de automóveis.

Diferentes tipos de fios ou cabos automotivos são projetados para um uso específico. Os fios mais comuns que você pode encontrar são os freios, alto-falantes, cabos primários e de bateria.

Se você escolher o tipo de cabo errado para uma aplicação específica, isso pode causar uma falha no sistema do veículo. Além disso, uma conexão inadequada pode causar um incêndio no motor.

Além disso, note que os fios que são mais grossos do que o fio 8 são chamados de cabos.

Fio de arnés para automóveis: o guia definitivo para o arnés para automóveis_1

Motor em chamas.

Diferentes tipos de fios e cabos automotivos

Abaixo estão os diferentes cabos elétricos usados em veículos.

GPT ou linha elétrica principal ou linha elétrica principal

Este fio é provavelmente o mais comum que você encontrará no sistema de linha de qualquer veículo. O fio principal (GPT) tem um fio de núcleo múltiplo com isolamento flexível, permitindo que ele percorra um pequeno espaço. Eles são usados principalmente para cabos internos. Eles são usados principalmente para cabeamento interno. Os fios GPT não devem ser expostos ao exterior por longos períodos de tempo.

O fio principal pode suportar temperaturas de até 176 graus Fahrenheit. Eles também toleram produtos químicos, ácidos e óleos sem complicações.

Linha Elétrica

O motor é diferente do fio principal porque a camada isolante do fio do motor tem um fio de cobre mais fino. Eles geralmente são capazes de suportar tensões de até 600 volts e temperaturas de 2210 graus Fahrenheit. Além disso, ele pode suportar tensões mais altas sem complicações.

Telecomunicações TXL, GXL, SXL

Os fios feitos de um único fio de cobre são geralmente TXL. Estes fios são isolados com polietileno reticulado. O fio GXL é um fio primário de um único condutor com isolamento de polietileno reticulado. O fio SXL, por outro lado, tem um fio de cobre exposto, protegido por polietileno reticulado.

O revestimento feito de polietileno reticulado significa que o fio tem uma melhor resistência ao envelhecimento, desgaste e calor.

Além disso, dependendo do campo de aplicação, a espessura de isolamento também é diferente. O fio TXL é diferente dos outros dois devido à sua camada isolante mais fina. A espessura da linha GXL está entre a linha SXL e a linha TXL.

Devido à sua durabilidade adicional, a linha SXL é a escolha preferida para condições mais intensas, como a indústria ou corrida. No entanto, os fios TXL também são usados em carros de corrida, pois são mais leves e ajudam a reduzir o peso.

Cabo de bateria

Os cabos de feixe de bateria conectam a bateria ao sistema elétrico e à terra. Normalmente é mais grosso do que a maioria dos fios.

Fio elétrico do alto-falante

Você precisa de um cabo de alto-falante para transmitir o sinal de áudio do receptor estéreo para o alto-falante. Geralmente, os fios de alto-falantes são usados para fins de baixa tensão. Para garantir que o som do alto-falante seja correto, conecte corretamente os pólos negativo e positivo do fio.

Linha de reboque

Refere-se ao fio principal cortado e colorido, usado como um fio de reboque. Os fios de reboque geralmente usam códigos de cor marrom, verde, branco e amarelo.

Fio de arnés para automóveis: o guia definitivo para o arnés para automóveis_2

Cores elétricos coloridos

Diferença entre fio elétrico doméstico e fio elétrico do carro

Os fios de automóveis são geralmente usados em ambientes hostis de veículos. Eles são usados em motores, por exemplo, e se os fios internos forem aplicados, eles podem ser facilmente danificados em contato com o ácido da bateria.

Em contraste, os fios de automóveis podem suportar altas temperaturas e corrosão química. Além disso, o cabeamento de automóveis é um invólucro mais robusto e seguro, mantendo uma maior flexibilidade do que os cabos domésticos.

Um erro comum que muitas pessoas cometem é escolher cabos elétricos domésticos para carros, porque eles são mais baratos. Mesmo que o fio da caixa que você escolher atenda ao fluxo de carga ideal, existem vários outros fatores a serem considerados.

Fio de arnés para automóveis: o guia definitivo para o arnés para automóveis_3

Cabos elétricos.

Danos comuns ao fio elétrico do veículo

Devido aAlgumas razõesA fiação do seu carro pode ser afetada pelos seguintes problemas:

Caminho curto

Se a conexão de terra ou a linha de alimentação for curta, isso pode causar a falha ou o funcionamento parcial de alguns componentes do circuito. No entanto, isso depende de onde o cabeamento está faltando e quão rápido ele é.

interrupção

Se qualquer fio no sistema for cortado, a corrente não pode fluir de uma extremidade do circuito para a outra. Isso leva a um processo aberto.

Alta resistência.

Alta resistência pode impedir o fluxo de corrente, causando falhas em alguns componentes eletrônicos no circuito. A alta resistência é geralmente causada por conexões incorretas ou por ferramentas e componentes enferrujados.

Fio de arnés para automóveis: o guia definitivo para o arnés para automóveis_4

Cabos interiores

Quais são os sinais de danos na linha do seu carro?

Os fios têm tubos que permitem que a corrente passe com segurança ao longo de várias partes do circuito. Se o fio falhar, seu veículo exibirá alguns sinais correspondentes ao equipamento elétrico conectado.

Fio de arnés para automóveis: componentes elétricos de veículos com defeito

Uma falha na linha pode causar vários problemas elétricos, como danos ao rádio ou à luz.

Fusos de arame de automóveis: fusíveis queimados continuamente

Os fusíveis são projetados para derreter quando a tensão é excessivamente alta em um circuito específico. Se o seu carro tem um curto-circuito nos fios, isso pode causar um fluxo excessivo de corrente através de uma linha, o que pode desencadear um fusível.

Fio de arame de carro: o carro não pode iniciar

Se houver algum problema de linha, seu veículo geralmente terá algum problema. Os problemas variam de corrosão do cabo de aterramento PCM a danos ao fio no circuito de arranque.

Fio de arnés para automóveis: o guia definitivo para o arnés para automóveis_5

Cabos do motor

Como escolher o fio elétrico do carro

Ao escolher fios para o seu projeto, vários fatores devem ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Regulação da Linha

Os fios são medidos de acordo com suas especificações. No entanto, as especificações são inversas, e as linhas mais grossas têm tamanhos de especificação menores. Por exemplo, a linha 10 é mais abrangente do que a linha 20.

O fluxo de corrente do circuito e o comprimento do fio entre a fonte de alimentação e o campo guiará você na escolha do tamanho de especificação correto para atender melhor às suas necessidades e garantir que o cabeamento esteja completo.

No entanto, se o seu uso pretendido for para reparos, certifique-se de ter o manual técnico do seu veículo para evitar erros dispendiosos. Este manual ajudará a guiá-lo, pois pode sempre ter as especificações precisas necessárias para uma peça específica do carro.

Número de Amperes elétricos

O número de amperes determina a quantidade total de corrente que o fio pode passar.

Antes de comprar qualquer fio, verifique cuidadosamente o rótulo para determinar a classificação de corrente. A sobrecarga de fios é perigosa e pode causar curto-circuitos, danos importantes ao sistema, desligamento do equipamento ou, em alguns casos extremos, incêndio. Antes de comprar qualquer fio, é aconselhável sempre garantir que você tenha a corrente corrente corrente correta.

Certifique-se de que você está ciente de relés, circuitos, disjuntores, fusíveis e qualquer outra forma de proteção contra sobrecarga necessária para o seu projeto de cabeamento. Além disso, há um conector de cabos de carro adequado para o trabalho. Uma corrente excessiva pode causar um curto-circuito no conector.

Material do fio: cobre ou alumínio

Os materiais de cabos e fios de automóveis têm duas formas principais; alumínio e cobre. O fio de cobre é geralmente a escolha certa para aplicações de feixe automóvel. Os fios de cobre são mais flexíveis e condutores em comparação com o alumínio. Além disso, é improvável que o fio de cobre seja corroído.

Por outro lado, o fio de alumínio é considerado mais leve e mais barato. No entanto, eles são menos duráveis e mais propensos à corrosão. Além disso, com o tempo, o fio de alumínio pode evoluirresistência.Senhoras e senhores.

Núcleo do fio: torcido ou sólido

O fio sólido é usado principalmente na indústria de feixes e uso doméstico. É melhor evitar o uso de cabos confiáveis em linhas de carros, a menos que você planeje usá-los para fixar cabos. Para o cabeamento automóvel, você deve escolher o cabeamento flexível. A linha torcida é mais suave porque a linha de núcleo sólido não pode ser dobrada repetidamente.

Isolamento: reticulado ou PVC.

criaçãomateriais de isolamento de PVC,Primeiro, o aquecimento.cloreto de polivinilaSenhoras e senhores. Em seguida, há um molde no fio, através do qual o PVC é extrudado. A camada de isolamento é então adicionada através do derretimento da fonte de calor, o que pode alterar sua forma. Existem três categorias principaisLinhas elétricas de automóveis de PVC:

GPT:A temperatura nominal é de 80 °C e é adequada para tipos comuns de cabeamento de circuito.

HDT:A temperatura nominal é de 80 °C e é usada como um fio de carro para paredes espessas.

TWP:A temperatura nominal é de 105 °C e é usado principalmente como fio de carro de parede fina. Também é considerado livre de chumbo.

criaçãoisolamento de conexão.Primeiro, você usará um tubo para extruir o polietileno, mantendo alta pressão e alta temperatura. Isso permitirá que as moléculas se conectem em outro estado. Em comparação com o fio automotivo de PVC, o fio de ligação automóvel pode suportar temperaturas mais altas e servir melhor a indústria de feixes. Os três cabos de veículos conectados mais amplamente utilizados incluem:

Sobre o GXL:Com uma temperatura nominal de 125 ° C, é considerado uma parede fina, adequada para conectores típicos de automóveis.

SXL:A temperatura é de 125 ° C e é considerada uma parede padrão.

Sobre o TXL:A temperatura também é de 125 ° C e é considerada uma parede frágil, o que é mais adequado para aplicações que exigem tamanho pequeno e peso leve.

Coloração, descascamento e impressão de fios

Os fios de automóveis estão disponíveis em várias cores. Uma maneira mais direta de organizar os cabos necessários para realizar tarefas ou reparos é atribuir uma cor aos fios com base no uso pretendido.

Você pode usar a cor para identificar o fio e rastreá-lo de volta ao circuito. Hoje em dia, cada segmento de mercado tem seu próprio sistema de cor padrão para fios. Além disso, você pode expandir o esquema de cores adicionando faixas coloridas.

Você pode comprar fios impressos com um propósito claro. A organização rápida dos fios permite que você faça reparos e construa com eficiência. Você desenvolverá um código de cor para futuras tarefas personalizadas, economizando tempo.

conexão

Normalmente, o cabeamento é conectado usando dois tipos de fios de automóveis; Sem soldagem e solda.

Em geral, a conexão sem soldagem é considerada a maneira mais rápida e fácil de terminar o fio. A soldagem não soldada inclui conexões de cabos automóveis facilmente disponíveis, como terminais circulares, terminais planos e conexões rápidas.

Para o uso correto dos seguintes equipamentos, recomenda-se aprender a prensar corretamente. Infelizmente, as conexões sem soldagem nem sempre são tão duradouras quanto você esperaria. No entanto, você pode usar equipamentos adicionais de eliminação de deformação, como fitas de cabos para automóveis ou tubos de encolhimento térmico, para prolongar a vida útil das conexões sem soldagem.

As conexões soldadas, por outro lado, são mais propensas a erros e difíceis de instalar. Como há uma grande variedade de conexões não soldadas para escolher, poucas pessoas usam conexões soldadas. Hoje em dia, muitos profissionais desencorajam as conexões de solda, pois isso torna mais difícil controlar a qualidade durante o processo de solda.

Comprimento do fio

Gráfico de comprimento de linha de amperes e linhas.

Fio de arnés para automóveis: o guia definitivo para o arnés para automóveis_6

Conclusão

Existem diferentes tipos de cabos de arame de automóveis, cada um com outras propriedades.Informação sobre Cloom Tech é um dos principais fabricantes de fios de cablagem, ao serviço das empresas do sector automóvel. Há sinais de danos na cablagem? Procure-nos para obter ajuda.

Serviços