Home - Blog

Ficheiros Gerber: O que são e como criá-los

Ficheiros Gerber: O que são e como criá-los_1

Ficheiros Gerber

Fonte:

Wikimedia Commons

Já ouviu falar de programas de captura esquemática que geram ficheiros Gerber, mas não faz ideia de como funcionam? Ou está a lidar com projectos de PCB e precisa de saber mais sobre como gerar estes ficheiros com programas de captura esquemática? Se sim, então está a ler o artigo certo.

Os ficheiros Gerber são essenciais para o fabrico de PCBs, uma vez que contêm informações sobre cada camada condutora de um projeto de PCB concluído.

Além disso, pode usar quatro programas esquemáticos diferentes para gerar ficheiros Gerber. Assim, este artigo abordará o seu desenvolvimento em todos os quatro programas de captura de esquemas.

Aguenta aí!

O que são ficheiros Gerber

A empresa Gerber Scientific (fundada por Joseph Gerber) foi a primeira a desenvolver os ficheiros Gerber. Curiosamente, os ficheiros têm normalmente informações sobre o design da sua placa de circuito impresso. Além disso, você pode compactar os arquivos Gerber em um único arquivo antes de enviá-lo ao fabricante do PCB.

Ficheiros Gerber: O que são e como criá-los_2

Detalhes da placa de circuito impresso

Fonte:

Wikimedia Commons

Por vezes, os ficheiros Gerber podem incluir várias camadas, dependendo da construção da placa de circuito impresso, da montagem, dos desenhos de fabrico, dos programas de perfuração e da disposição da matriz.

Além disso, o seu design deve ter um ficheiro Gerber correspondente para cada trabalho artístico, terra, circuito de cobre ou camada de energia. Desta forma, os fabricantes podem criar o padrão necessário.

Além disso, a maioria dos nomes dos ficheiros Gerber são suficientemente descritivos para que o fabricante saiba qual a camada da placa que corresponde ao ficheiro. Em alguns casos, é possível indicar orifícios chapeados e não chapeados, vias cegas e enterradas, e ranhuras em diferentes ficheiros Gerber.

Além disso, estes ficheiros de dados fornecem todos os dados necessários para gerar desenhos bidimensionais e tridimensionais depois de os importar para o software de engenharia CAM. Além disso, os fabricantes utilizam estes sistemas CAM para criar projectos para produção.

Ficheiros Gerber: O que são e como criá-los_3

Design de PCB

Fonte:

Wikimedia Commons

Além disso, os fabricantes utilizam as referências e directrizes no ficheiro Gerber para evitar erros ao manipular e introduzir os dados da placa.

Formatos dos ficheiros Gerber

Os ficheiros Gerber vêm em diferentes formatos, desde o mais antigo ao mais recente. Estes formatos de ficheiro incluem:

RS274-D

O RS274-D é o formato de ficheiro Gerber mais antigo. A Gerber Scientific concebeu inicialmente o RS274-D e fê-lo funcionar em formato NC (Controlo Numérico). Além disso, na década de 1970, suportava várias plotters fotográficas.

No entanto, este formato de ficheiro Gerber não era satisfatório, o que levou à produção de outros formatos. Mas, o dispositivo é famoso por ser o Gerber Standard.

RS274X

Uma vez que o Gerber standard apresentava numerosas falhas e inconvenientes, em 1998 foi lançado um novo formato revisto. Assim, em vez do formato de controlo numérico, esta versão revista (RS274X) utiliza unidades, informações de dados e estruturas incorporadas.

Além disso, os fabricantes podem utilizar estruturas de várias camadas, comandos especiais de preenchimento de polígonos, controlo de película e controlos de polaridade com o formato RS274X. Além disso, esta versão não requer a introdução manual de dados e minimiza os erros de plotagem de fotografias.

ODB++

A Valor lançou outro formato de ficheiro auto-extraível. Esta versão era um formato de entrada padronizado e com tudo incluído. O design do ODB++ também automatiza o processo de empilhamento, rotulagem e colocação de brocas.

Infelizmente, a primeira versão deste formato de ficheiro tinha complicações com outros programas de software e não era fácil de utilizar. Mas as versões posteriores permitiram que a maioria dos programas CAD utilizasse o ODB++ como entrada.

Além disso, o formato ODB++ não dava espaço para erros humanos, automatizando a maior parte dos processos. Assim, a maioria das pessoas não gosta deste formato, mas continua a ser útil para o fabrico de PCB.

Ficheiros Gerber: O que são e como criá-los_4

PCB

Formato Gerber X2

O Gerber X2 é o mais recente formato de ficheiro Gerber para software CAM mais avançado. Além disso, o design permite-lhe atribuir atributos a características dentro do ficheiro Gerber.

Curiosamente, o software CAM interpreta e implementa esses atributos enquanto fornece dados extras para o operador CAM e o fabricante.

Como gerar ficheiros Gerber no Altium

Ficheiros Gerber: O que são e como criá-los_5

Gerber em Altium

Fonte:

Wikimedia Commons

Existem duas formas de criar ficheiros Gerber num designer Altium. Enquanto um está repleto de processos complexos, o outro é simples e fácil. Para este artigo, discutiremos apenas a maneira fácil que exige que você crie arquivos Gerber diretamente do seu editor Altium PCB.

Quando tiver o desenho da sua placa de circuito impresso, clique em “Ficheiro”. Em seguida, avance para “Fabrication Outputs” e para “Gerber Files”.

Depois disso, deverá ver uma janela de configuração que lhe permite escolher as camadas que pretende incluir no seu pacote de ficheiros Gerber.

Enquanto isso, verifique se há erros nos ficheiros depois de os exportar. Pode encontrar alguns problemas fundamentais que podem resultar em execuções de fabrico defeituosas. Além disso, pode importar o ficheiro para um novo documento CAMtastic e inspecionar a camada.

Como gerar ficheiros Gerber no Eagle

Ficheiros Gerber: O que são e como criá-los_6

Gerber usando o Eagle

Fonte:

Wikimedia Commons

Com o software de design Eagle, pode gerar um ficheiro Gerber para cada secção do seu design de PCB.

A primeira coisa que você precisa fazer é abrir seu processador CAM. Como resultado, você pode gerar seu arquivo e definir as seções de seus projetos. Assim, pode fazê-lo clicando no botão CAM files ou navegando para “File, and click the CAM processor.”

Pode utilizar tarefas predefinidas do myProto para facilitar a criação de ficheiros Gerber. No processo, certifique-se de que coloca os seus ficheiros Porto no seguinte diretório: C:\EAGLE\cam.

Agora, utilize o seu processador CAM para abrir a sua tarefa predefinida. Como resultado, deverá ver diferentes separadores que geram um ficheiro Gerber.

Por fim, exporte os seus tipos de ficheiros Gerber processando-os para a pasta do diretório do seu projeto. Enquanto isso, verifique se há erros nos arquivos de saída.

Como gerar ficheiros Gerber em Cadence

Ficheiros Gerber: O que são e como criá-los_7

Ficheiro Gerber em Cadence

Fonte:

Wikimedia Commons

Diferentes programas de captura esquemática oferecem diferentes formas de gerar ficheiros Gerber. Por exemplo, você pode gerar os arquivos em um Cadence Allegro.

E pode fazê-lo adicionando manualmente camadas de trabalho artístico para produção. Texto, clique em “Controlo de filme” e adicione o contorno da placa e as camadas de trabalho artístico seleccionando “Adicionar manual”.

Depois, passe para os parâmetros gerais e defina-os de acordo com as suas preferências. Pode agora selecionar o nome do seu filme, e este aparecerá na lista pendente de vistas. Além disso, pode gerar os ficheiros Gerber clicando em “Exportar” e “Gerber”. O processo deve levá-lo para a “Janela de controlo da arte”.

Nesta fase, pode selecionar os seus ficheiros de camadas preferidos para gerar ficheiros Gerber. Para tal, tem de clicar com o botão direito do rato na pasta do separador “Film Control”. Em seguida, vá para ‘Domain Selection’ e clique em add.

Finalmente, introduza um nome para o seu ficheiro Gerber. Assim, pode repetir o processo para criar ficheiros Gerber para todas as suas camadas.

Como criar ficheiros Gerber no OrCad

Ficheiros Gerber: O que são e como criá-los_8

Gerber no OrCad

Fonte:

Wikimedia Commons

Ao criar seu projeto de PCB, use a ferramenta OrCad para inspecionar seus parâmetros. Se tudo parecer bem, clique em exportar para selecionar seus parâmetros Gerber. Enquanto isso, escolha os seus parâmetros e clique em “Ok”.

Quando isto estiver concluído, clique em “exportar” para exportar os parâmetros. Além disso, certifique-se de que escolhe um formato de ficheiro adequado antes de clicar em “Ok”.

Além disso, clique em exportar e escolha Gerber. Depois, seleccione as suas camadas e crie o seu trabalho artístico. Agora, clique em “Ok” quando tiver escolhido as opções adequadas.

Por fim, clique novamente em exportar e seleccione NC drill. Depois, ajuste as definições e seleccione “Drill”. Quando fechar o seu programa, todos os seus ficheiros Gerber criados aparecerão no seu diretório.

Palavras finais

Ficheiros Gerber: O que são e como criá-los_9

Vista Gerber

Fonte:

Wikileaks Compartilhamento

Se você quiser criar PCBs ou mesmo produzi-los em massa, os arquivos Gerber são o padrão da indústria a ser seguido. Não há dúvida de que os arquivos Gerber são cruciais, pois fornecem detalhes gráficos precisos da placa de PCB.

Além disso, os designers de PCBs podem facilmente enviar todos os arquivos Gerber na pasta zip para o fabricante para compilação, sem precisar assistir ao processo de fabricação do PCB. No entanto, antes de enviar quaisquer arquivos, é essencial verificar se há erros para obter um PCB de qualidade ideal.

há algum problema? Por favor, entre em contato conosco, teremos prazer em ajudá-lo.

Hommer Zhao
Hola, soy Hommer, el fundador de WellPCB. Hasta ahora tenemos más de 4.000 clientes en todo el mundo. Si tiene alguna pregunta, no dude en ponerse en contacto conmigo. Gracias por adelantado.

Serviços