Home - Blog

Circuito da lâmpada de néon: O que é e como funciona?

Vários circuitos eletrônicos vêm com indicadores visuais e às vezes até aparelhos. Além disso, esses indicadores visuais são importantes porque ajudam a mostrar muitas coisas que estão acontecendo com o curso ou o aparelho naquele momento. Por exemplo, quando a lanterna está totalmente carregada ou quando a televisão está ligada.

Por isso, se está à procura de uma alternativa de indicador que não seja LED, então tudo o que precisa é de uma lâmpada de néon.

Devido às suas dimensões reduzidas, as lâmpadas de néon funcionam como indicadores e como simples lâmpadas incandescentes de néon para várias aplicações, até mesmo aplicações de luz decorativa.

Apesar de as lâmpadas de néon estarem agora obsoletas, criar uma pequena lâmpada de néon pode ser um projeto divertido. Por isso, neste artigo, vamos contar-lhe o segredo por detrás da lâmpada de néon e os vários circuitos de lâmpadas de néon que pode fazer.

O que é uma lâmpada de néon?

As lâmpadas de néon ou tubos de descarga de gás são fontes de luz que utilizam a tecnologia de tubo de vácuo. São constituídas por dois eléctrodos e gás néon dentro de um pequeno tubo de vácuo semelhante a uma cápsula de vidro. Além disso, estas lâmpadas de néon iluminam-se quando o gás de néon recebe uma luz eléctrica. Desta forma, proporcionam-lhe a iluminação de brilho suave de néon que conhece e adora.

Circuito da lâmpada de néon: O que é e como funciona?_1

Barras de néon brilhantes

Embora o brilho de uma lâmpada de néon (normalmente a cor laranja) não seja suficientemente brilhante para iluminar o seu caminho no escuro, funciona perfeitamente como uma lâmpada indicadora, uma vez que emite um brilho ténue.

Circuito da lâmpada de néon: O que é e como funciona?_2

Tecnologia de tubo de vácuo

Como é que a lâmpada de néon funciona?

As lâmpadas de néon só funcionam se receberem uma tensão de entrada superior à tensão de combustão. Esta tensão de arranque elevada é responsável por desencadear o brilho da lâmpada de néon. Por isso, chamamos a esta tensão a tensão de rutura inceptiva ou tensões de impacto.

Quando a lâmpada de néon atinge este ponto de rutura, a lâmpada passa para o modo de disparo (modo de incandescência).

Em seguida, permite que a tensão diminua nos terminais do néon.

Além disso, a tensão mantém-se fixa, independentemente de qualquer aumento da corrente introduzida no circuito.

Além disso, quando a lâmpada começa a brilhar, é possível aumentar a intensidade ou o brilho da luz emitida, aumentando a tensão de alimentação. Pode chegar-se a um ponto em que o brilho preenche toda a parte do elétrodo de resistência negativa.

Aqui é que é preciso ter cuidado.

Se ultrapassar a corrente máxima que a lâmpada pode suportar, a luz entra num estado de arco. Neste estado de arco, o brilho não será laranja, mas uma lâmpada branco-azulada que preenche os eléctrodos negativos. Quando isto acontece, a lâmpada começa a degradar-se rapidamente.

Assim, se quisermos utilizar corretamente uma lâmpada de néon, precisamos de corrente suficiente para que a lâmpada brilhe. Também é necessário um regulador de tensão para regular o nível de corrente que a lâmpada recebe. Estes dois factores combinados ajudam a manter a lâmpada de néon a funcionar no estado de descarga normal.

Como a resistência normal do néon em modo de disparo é baixa, é necessário instalar “resistências em série” numa das linhas de alimentação. Então, é aí que o lastro ou o resistor simples entra em ação.

A tensão de rutura de uma lâmpada de néon

Agora, a tensão de rutura da lâmpada de néon ou as tensões de choque estão geralmente entre 60 – 100 volts. Às vezes, pode ser maior. No entanto, a corrente necessária para fazer a lâmpada funcionar continuamente é menor – algo em torno de 0,1 a 10 miliamperes.

Para a “resistência em série”, pode decidir o valor de acordo com a fonte de tensão de entrada a que está a ligar o néon – uma fonte de tensão constante ou outra.

Eis um bom exemplo.

Se estiver a ligar a lâmpada a uma fonte de 220 volts, o valor da resistência de 220k seria uma boa escolha.

No caso das lâmpadas de néon comerciais, a resistência está normalmente incorporada.

Além disso, a lâmpada de néon tem pouca ou nenhuma resistência quando emite luz, mas sofre uma queda de tensão de 80 volts nos terminais de néon.

Circuitos simples de lâmpadas de néon

Agora é altura de ver os diferentes circuitos que pode fazer com a lâmpada de néon.

Nota: Pode usar estes circuitos de néon para várias aplicações de lâmpadas de néon, como indicadores, luzes decorativas ou luzes ambiente.

Circuito de pisca-pisca para lâmpada de néon

O primeiro circuito simples utiliza uma lâmpada de néon como pisca-pisca. Além disso, isso funciona perfeitamente bem para um circuito de oscilador de relaxamento.

Confira no diagrama abaixo:

Circuito da lâmpada de néon: O que é e como funciona?_3

Diagrama de Circuito de Flasher de Neon

Fonte:

Wikimedia Commons

Este circuito mostra um capacitor e um resistor unidos em níveis a uma tensão de alimentação CC. Além disso, podemos ver a lâmpada de néon ligada lado a lado ao capacitor. Assim, funciona como um indicador visual, e a lâmpada de néon mostra o bom funcionamento do circuito.

À primeira vista, a lâmpada de néon assemelha-se a um circuito aberto. Mas, assim que recebe a tensão de ignição, permite que a corrente flua através dela instantaneamente. Assim, a lâmpada brilha.

Assim, uma vez que o circuito é elétrico, o capacitor começa a ser carregado na taxa definida pela constante de tempo RC. Portanto, as lâmpadas de neon receberão uma fonte de energia equivalente à carga final do condensador.

Além disso, uma vez que a lâmpada entra no modo de ignição, o capacitor começa a descarregar através do gás na lâmpada de neon.

Além disso, uma vez que o capacitor conclui a descarga, ele pára de fluir para a lâmpada. Em seguida, ele recolhe outra carga elétrica acima da tensão de ignição da lâmpada. Em outras palavras, você pode definir o neon para piscar ou brilhar com base no valor definido pela constante RC.

Gerador de tonalidade de neon

Este é outro circuito de neon simples que funciona como um oscilador eletrônico.

Veja o seguinte gráfico:

Circuito da lâmpada de néon: O que é e como funciona?_4

Circuito de gerador de tonalidade de neon

Fonte:

Wikileaks Compartilhamento

Agora, este circuito tem o potencial de se tornar um sinal para o circuito do gerador. Além disso, você pode usar microfones ou até mesmo fones de ouvido para ouvir a saída, o que só é possível se você ajustar os tons desiguais do potencialímetro.

Mas há mais.

Você pode projetar sua luz de néon piscando para trabalhar aleatoriamente (slumbrando aleatoriamente). Ou melhor, trabalhar em ordem.

Além disso, se você precisar de mais níveis de circuitos, você pode adicioná-los facilmente conectando o C3 ao último nível.

flash instável, neon.

Este neon vem com um circuito multi-oscilador não estável, que tem duas lâmpadas de neon. Veja o diagrama elétrico abaixo:

Circuito da lâmpada de néon: O que é e como funciona?_5

Iluminação de circuito do flash de neon instável da lâmpada NE-2

Fonte:

Wikileaks Compartilhamento

Circuito da lâmpada de néon: O que é e como funciona?_6

Iluminação de neon instável diagrama de circuito 2

Fonte:

Wikileaks Compartilhamento

Você pode configurar as luzes de neon neste circuito para piscar na ordem de interrupção. Além disso, você pode escolher a frequência de operação que eles piscaram através do R1, R2 e C1. No entanto, os dois resistores devem ter o mesmo valor de resistência.

No entanto, se você aumentar o valor do resistor de varredura do condensador ou do circuito do oscilador de relaxamento, você reduzirá a frequência de piscar de neon. Além disso, é duplo.

Esta é outra dica secreta desta pista.

Se você quiser prolongar a vida útil de uma lâmpada de néon e obter os melhores resultados desse circuito, você não deve escolher uma resistência de balão com uma classificação inferior a 100k e deve manter a capacidade abaixo de 1 MFD.

Por que usar neon como luz indicadora?

Embora a maioria dos circuitos modernos use LEDs, ainda podemos encontrar luzes de neon como indicadores ou luzes de alimentação CA.

As luzes de neon são duráveis.

Eles têm o menor consumo de corrente elétrica.

Lâmpadas de neon resistentes a choques e vibrações

Por fim, as luzes não sobreaquecerão.

Quais são as características únicas das lâmpadas de néon?

Você pode alterar a cor de uma lâmpada de néon adicionando uma pequena quantidade de hélio ou outros gases, como hélio. O hélio acende a lâmpada UV e você pode transformá-la na cor que quiser. -como assim? Você pode aplicar um revestimento fluorescente na parede dentro da lâmpada e ver uma luz de néon de cores semelhantes.

Além de trabalhar em alta tensão e baixa corrente, você também precisa de uma tensão de partida ligeiramente superior à do neon (pode ser cerca de 10 a 20 volts). Portanto, o neon não requer um circuito de arranque especial, pois a fonte de alimentação principal é alta o suficiente.

Mas isso não é tudo.

Você não pode conectar uma lâmpada de neon diretamente à fonte de tensão sem instalar um dispositivo de limite de corrente. Nesse caso, o recipiente. Felizmente, isso não é um problema, pois você pode usar um resistor simples como um limitador de corrente. No entanto, a maioria dos modelos que podem ser inseridos diretamente na tensão de alimentação vem com resistores de amortecimento incorporados.

Resumo

Os neon são antigos, mas ainda são úteis no mundo moderno de hoje. Descobrimos que eles são úteis em aplicações que usam uma variedade de tensões, temperaturas e luminosidade.

Além disso, as luzes de neon estão disponíveis em diferentes cores e luminosidade para você escolher, e até mesmo são adequadas para aplicações de luz ambiente.

Circuito da lâmpada de néon: O que é e como funciona?_7

Iluminação de Neon

Fonte:

Wikileaks Compartilhamento

A melhor parte é que você pode prolongar a vida útil de suas lâmpadas de neon, reduzindo a tensão de trabalho. Portanto, aplicações que podem durar até 50.000 horas usarão resistores com classificações de corrente mais altas. Isso reduz a corrente da lâmpada e prolonga a vida da lâmpada. Bem, aqui termina o artigo. Se você tiver alguma dúvida, por favor, entre em contato conosco, teremos todo o prazer em ajudá-lo.

Hommer Zhao
Hola, soy Hommer, el fundador de WellPCB. Hasta ahora tenemos más de 4.000 clientes en todo el mundo. Si tiene alguna pregunta, no dude en ponerse en contacto conmigo. Gracias por adelantado.

Serviços