Home - Blog

Cabos coaxiais: Tudo o que você precisa saber

A maioria das pessoas interagiu com cabos coaxiais em algum momento, embora muitos possam não perceber isso. Melhorar sua compreensão dos cabos coaxiais será útil para você. Este guia abrange as coisas que você precisa saber sobre cabos coaxia para que você possa tomar decisões informadas. 

Cabos coaxiais

1. O que são cabos coaxiais?

Os cabos coaxiais são um meio de transmitir sinais elétricos de alta frequência com perda mínima de sinal. Os principais componentes do cabo coaxial são os seguintes:

Núcleo: Um único fio feito de aço revestido de cobre ou cobre forma o núcleo central que carrega um sinal de alta frequência.

Dielétrico: Um isolador dilétrico de plástico espesso envolve o núcleo interno para garantir uma lacuna consistente entre o núcleo interno e o núcleo externo.

Núcleo Externo: O núcleo externo compreende um escudo de metal que envolve o isolador. Compreende alumínio tecido, cobre ou outro metal. O núcleo externo cancela interferência eletromagnética externa que interferiria na transmissão do sinal.

Isolamento: A última camada é uma jaqueta externa de polivinil retardante de chama (PVC) ou polietileno (PE) isolando todo o cabo. 

Cabos coaxiais

2. Como funcionam os cabos coaxiais?

Os cabos coaxiais carregam um sinal através do núcleo interno de aço revestido de cobre ou cobre. O núcleo externo é uma bainha fina ou malha de cobre trançada que age como o solo e dissipa a interferência perdida. Tanto os núcleos internos quanto externos criam um campo magnético. O isolador entre eles impede que os sinais nos dois núcleos se cancelem ou interfiram entre si. Também protege o núcleo central da interferência magnética externa.

Uma característica fundamental dos cabos coaxiais é a estrita adesão aos materiais e dimensões dos cabos. Isso garante que os atributos do cabo sejam previsíveis e constantes, independentemente do fabricante.

Vários fatores determinam a qualidade do sinal em um cabo coaxial. Estes incluem: 

O diâmetro externo do núcleo interno 

Diâmetro interno do núcleo externo

Natureza do isolador dielétrico, incluindo permeabilidade magnética

Comprimento do cabo

A espessura do cabo 

3. Tipos de cabos coaxiais

Existem mais de 50 padrões de cabo coaxial com alguns projetados para aplicações estreitas e altamente específicas. No entanto, os três padrões a seguir são os mais comuns.

RG6

O RG6 é o padrão de cabo coaxial não industrial mais comum. RG é abreviação de ‘guia de rádio’. Com uma impedância de 75 Ohm e um diâmetro externo de 6,90mm, possui amplas aplicações comerciais e residenciais, incluindo televisão a cabo e conectividade à Internet. É um cabo resistente, grosso e confiável com um núcleo mais grosso do que a maioria dos outros tipos de cabos coaxiais. Também possui blindagem de maior qualidade e isolamento mais espesso que protege o sinal de interferência externa, bem como danos físicos.

RG59

O RG59 é relativamente semelhante ao RG6, mas é um padrão mais antigo. Há algumas diferenças notáveis. Com um diâmetro externo de 6,15 mm, o RG59 é mais fino que o RG6. Embora você possa usá-lo para modems a cabo e televisão via satélite, é mais ideal para câmeras de segurança, como circuito fechado de televisão (CCTV). Os cabos coaxia mais finos e flexíveis auguram bem para a instalação de CFTV, uma vez que muitas vezes não há muito espaço para os instaladores usarem. Não utilize o RG59 para frequências de sinal superiores a 50 MHz. Opte pelo RG6 em vez disso.

RG11

O RG11 é mais recente que o RG6 e o RG59. Tem um diâmetro externo de 10,30 mm. Como o RG6, tem uma impedância de 75 Ohm. No entanto, é um medidor mais alto e cabo coaxial de maior alcance. Você pode usá-lo para antenas de TV, HDTV, tv a cabo e distribuição de vídeo. A deterioração do sinal começa a cerca de 100 pés para o RG59 e RG6, mas começa em cerca de 200 pés para o RG11.

4. Conectores de cabo coaxial

Você tem que encaixar um cabo coaxial com um conector em cada extremidade para que você possa conectá-lo ao dispositivo alvo. Os conectores protegem a integridade do sinal à medida que ele passa do cabo coaxial para o dispositivo. O conector mais adequado depende de onde você está conectando-o. O quão longe a fonte de energia do sinal está do dispositivo também importa. Embora existam vários tipos de conectores de cabo coaxial, os seguintes são os mais comuns.

Conector Bayonnet Neil-Concelman (BNC)

Você pode usar conectores BNC para conectar instrumentos de teste e equipamentos rf, bem como transmitir vídeo, televisão e rádio de sinais. Os conectores BNC operam melhor em uma frequência de sinal abaixo de 4GHz.

Conector Neil-Concelman rosqueado (TNC)

O conector TNC é pequeno e à prova de intemperidade. Você pode implantá-lo em conexões RF/antena e telefone celular. É semelhante ao BNC com a principal diferença sendo que o conector TNC tem rosca e funciona em uma frequência de sinal de até 12GHz.

Subminatura Versão A (SMA)

O SMA é um pequeno conector que depende de um mecanismo de aparafusamento para acoplamento. As aplicações incluem antenas de telefone celular, rádios portáteis e sistemas de micro-ondas. Opera a uma frequência de sinal de até 18Ghz.

Conector da versão de subminatura B (SMB)

Os conectores SMB têm uso generalizado em equipamentos de telecomunicação e micro-ondas/RF industriais. Eles têm um design simples de acoplamento que apresenta um mecanismo snap-on que prontamente acopla conexões incomuns.

Conector QMA (QMA)

Os conectores QMA são semelhantes ao SMA e SMB, mas incluem um recurso de bloqueio mais rápido e permanente. Por essa razão, você pode usá-los em ambientes comerciais e industriais.

7/16 Deutsches Institut für Normung (7/16 DIN) Conector

O 7/16 DIN é um padrão alemão. Você pode usar este conector rosqueado em situações onde a durabilidade e a impermeabilidade da água são importantes. É especialmente útil para ampla comunicação e estações base.

Conector Micro Coaxial (MCX)

Os conectores MCX são os menores. São mais ideais para mini cabos coaxiais ou situações em que há severas restrições de espaço. As aplicações incluem wireless, sintonizadores de TV, celular digital e GPS. Eles têm um mecanismo de acoplamento fácil.

Conector F-Type

O tipo F é o conector mais utilizado e é aplicado à fiação residencial para televisão via satélite, televisão a cabo, modems a cabo e cabo de áudio coaxial. Geralmente combina com o tipo de cabo RG6 ou RG59.

Conector n-type

Para os cabos coaxiais espessos comuns em certos ambientes comerciais e industriais, você pode usar o conector grande do tipo N. 

5. Para que você pode usar cabos coaxiais?

A seguir, os principais usos de cabos coaxiais.

Cabos coaxiais para internet

Os provedores de serviços de Internet historicamente usavam cabos coaxiais como uma forma de Ethernet com velocidades de até 10Mbps. No entanto, seu uso como meio de conectividade Ethernet em ambientes comerciais diminuiu em favor do cabeamento de par retorcido. Dito isto, a Internet banda larga baseada em cobre a cabo é executada no cabo coaxial e permanece em uso generalizado. Um provedor de serviços de Internet conecta um cabo RG6 à sua casa ou escritório. Eles o conectam a um modem ou roteador de cabo. Posteriormente, você pode executar um cabo para o seu computador ou televisão para acesso à Internet ou visualização de tv a cabo.

Cabos coaxia para TV

Cabos coaxiais

Se você tem tv a cabo, sua casa tem um cabo coaxial instalado. As empresas de TV a cabo usam cabos coaxiais RG6 para conectar antenas de satélite a casas e escritórios. Você pode usar cabos coaxiais para conectar sua caixa de conversor digital ou TV a uma antena pessoal.

Cabo coaxial para HDTV (Televisão de alta definição)

O cabo coaxial mais apropriado para televisão de alta definição é o RG11. Estes cabos coaxiais HD de maior calibre têm a maior capacidade necessária para transferência de dados volumoso.

Cabo coaxial para CCTV

Enquanto você pode usar o RG6 para televisão de circuito fechado, o RG59 é mais adequado. O RG59 é mais fino e menos rígido para que você possa melhor manobrá-lo em espaços estreitos.

Cabo coaxial para vídeo

Você pode usar o RG6 e RG59 para vídeo. No entanto, o RG6 é a melhor opção para vídeo digital, enquanto RG59 poderia funcionar bem com vídeo analógico. 

6. Como aderir a dois cabos coaxiais?

Haverá momentos em que seu cabo coaxial quebra ou não é longo o suficiente. Você tem a opção de comprar um novo. Mas esse é um custo que você não precisa necessariamente incorrer. Você pode aderir a dois cabos coaxiais e, portanto, minimizar seus gastos. Para isso, você precisará de um acoalador de cabo coaxial. É assim que o processo funciona.

Corte a camada externa de cada cabo nas extremidades que você gostaria de unir. Faça isso por um comprimento de 12mm da ponta do cabo. Para ambos os cabos, dobre para trás a baápto de metal ou trança que forma o núcleo externo para que você possa expor o material dielétrico.

Em seguida, corte o dielétrico deixando apenas 3mm de isolamento. Pegue um plugue tipo F e enrosque-o na baia metálica que você tinha dobrado para trás. Torça firmemente, mas com cuidado até que a dielétrica esteja em posição. Agora você verá cerca de 2mm do condutor central no final do plugue. Caso exceda 2mm, corte-o até que o faça.

Uma vez feito, conecte ambos os cabos ao aco sentido em cada extremidade e, em seguida, aperte na posição. 

7. Cabos coaxiais ou cabo de fibra óptica: De que você precisa?

Tanto o cabo coaxial quanto o de fibra óptica podem transportar áudio, vídeo e outros dados eletrônicos. Mas há diferenças importantes.

A fibra óptica pode retransmitir um sinal por vários quilômetros antes de exigir um repetidor. Os cabos coaxiais têm maiores perdas de sinal em distâncias semelhantes.

Os cabos de fibra óptica transmitem dados à velocidade da luz e têm uma capacidade de transporte de dados muito maior do que o cabo coaxial. Portanto, você vai encontrá-los em empresas, faculdades, hospitais, escritórios do governo e ambientes corporativos semelhantes. Por outro lado, é melhor ir com cabo coaxial se estiver contemplando a instalação em casa.

O cabo coaxial é significativamente mais barato que a fibra óptica. 

8. Saiba mais sobre cabos coaxiais

O que é um Divisor Coaxial?

Você pode usar um divisor de cabos coaxial quando quiser conectar vários dispositivos em um cabo. Você anexa o divisor ao cabo para facilitar várias conexões através de um único cabo coaxial.

O que é um Porto Coaxial?

Uma porta coaxial é o conector RCA feminino em um dispositivo. Os fabricantes geralmente os rotulam como “coaxial”, “digital in” ou “digital out” e codificam-as em preto ou laranja.

O que é um extensor de cabo coaxial?

Você pode usar um extensor coaxial para injetar energia e estender a transmissão de sinal sobre um cabo coaxial. É uma ferramenta conveniente para transmitir vídeo e energia para instalações remotas de dispositivos. É especialmente útil quando dispositivos remotos estão além das especificações máximas de distância de sinal do cabo. 

Conclusão

Antes de comprar um cabo coaxial, há várias coisas que você precisa levar em consideração. É para aplicações residenciais, comerciais ou industriais? Como você vai usá-lo? Qual é a distância da fonte de energia do sinal do dispositivo alvo? Qual é o seu orçamento? Uma vez que você esteja claro sobre por que você precisa do cabo, você pode identificar melhor o mais adequado. Se você tiver alguma dúvida ou estiver procurando comprar cabos coaxia de qualidade e acessórios relacionados, entre em contato conosco sem nenhum custo.

Hommer
Hola, soy Hommer, el fundador de WellPCB. Hasta ahora tenemos más de 4.000 clientes en todo el mundo. Si tiene alguna pregunta, no dude en ponerse en contacto conmigo. Gracias por adelantado.

Serviços