Home - Blog

SD2Vita – Aqui está o Guia Final

SD2Vita

O SD2Vita é um assunto empolgante para os interessados em montagem mecânica de PCBs, uma vez que aborda o que a maioria de nós adora: jogos em PS. Em primeiro lugar, o SD2Vita é apenas um micro adaptador SD inserido na Sony PS Vita padrão.

No entanto, é atrativo pela sua capacidade de oferecer mais memória aos jogos. Em virtude de avanços feitos no SD2Vita; os jogadores podem agora aumentar o seu armazenamento de memória externa para cerca de 256 GB.

Contudo, o entusiasmo com o SD2Vita não passa sem alguns problemas. Como fabricantes de PCBs, detetamos um foco de problemas relacionados com esta tecnologia.

Assim, nesta edição, reunimos diferentes visões que podem ajudá-lo a sobreviver na fabricação dos PCBs SD2Vita. Além disso, tentamos também mostrar truques e dicas essenciais do SD2Vita para quem precisa de usar os adaptadores. Se acaso quiser saber mais sobre como usar o Eagle para projetar, consulte a Versão Completa do Eagle PCB Design. Está pronto para começar?  Então, vamos lá!

Então, no que consiste o SD2Vita?

1.1 Definição

Conforme foi realçado anteriormente, o SD2Vita é um adaptador Micro-SD concebido para ser usado na ranhura para cartões da PS Vita normal. O adaptador SD2Vita permite que os jogadores usem o cartão micro-SD padrão em vez do cartão de memória PS Vita da Sony. Atualmente, SD2Vita vem na versão 3.0 ou 5.0.

 Além disso, estes adaptadores são executados no firmware PS Vita padrão (versão 3.60 ou posterior). Graças a esta compatibilidade, já não precisa de arrancar os cabelos uma e outra vez, enquanto procura complementos de software compatíveis.

SD2Vita

1.1.1 Sobre a PS Vita

A Play Station Vita (PS Vita) é uma consola de Play Station portátil, de ajuda manual, que foi produzida pela Sony em 2011, como parte do seu vasto plano para a 8ª geração de videojogos.

Este dispositivo tornou-se famoso pela sua capacidade de transportar a experiência dos jogos de PC para um dispositivo portátil. O SD2Vita é um adaptador de cartão de memória projetado com o intuito de ser usado na ranhura para cartões da PS Vita em vez do cartão de memória original da Sony Game.

 Uma vez que o SD2Vita é compatível com o firmware da Sony, tudo funciona perfeitamente. Existem ainda outros aplicativos de fornecedores de software que fazem com que os jogadores modernos prefiram o SD2Vita em vez dos cartões originais da Sony.

Todos estes fatores nos conduzem a uma pergunta essencial: porque deveria considerar aderir ao PS2Vita?

SD2Vita

1.2 O SD2Vita é para mim?

Conforme veremos, posteriormente, nesta edição, o SD2Vita obteve um apoio e popularidade incríveis junto da comunidade atual de jogadores.

Por conseguinte, o aumento de popularidade pressionou a procura dos adaptadores SD2Vita, o que provoca, diretamente, o aumento da sua produção. Além disso, quando a produção de PCBs específicos aumenta, estes captam a atenção dos engenheiros de PCBs. 

Por causa de uma breve pesquisa que fiz online, percebi alguns dos motivos convincentes que suportam a popularidade do SD2Vita. Em seguida, enumeramos os três principais motivos que tornam o SD2Vita a preferência da maioria dos jogadores:

1.2.1 Mais espaço de armazenamento

Os adaptadores SD2Vita permitem que os jogadores utilizem os seus cartões micro SD comuns, em vez do micro SD PS Vita da Sony. 

Atualmente, estes adaptadores possuem até 256 GB de espaço de armazenamento. Por isso, os jogadores podem aumentar, rapidamente, o seu espaço de armazenamento, comprando cartões comuns Micro SD com mais capacidade de armazenamento. 

1.2.2 Preferência e Liberdade do Utilizador

Inegavelmente, quanto mais liberdade me for concedida num jogo de PC, mais eu o acho interessante. Só para exemplificar, havia um jogo que eu adorava porque me permitia dirigir carros virtuais como se fosse um louco e provocar acidentes como se fizesse parte do elenco de um dos filmes “Velocidade Furiosa”.

Além disso, surgiu um diferente que me permitia disparar como um terrorista alucinado. Ooh pá! Glup. Aqueles eram os meus jogos ideais. Além da liberdade de quebrar regras no ambiente de jogo, também ansiava pela possibilidade de executar o jogo em vários dispositivos com diferentes capacidades de computação.  

Esta era a minha visão (pessoal) de um jogo de computador ideal. Contudo, questionando outros jogadores, notei que todos nós, como jogadores, partilhamos o mesmo gosto pela “liberdade.”

Assim sendo, pensem nisto; gostarão os jogadores de estar amarrados a um único tipo de hardware? (Eu acho que não.) Não faz parte da natureza dos jogadores experimentar tudo o que é novo e excitante?

O SD2Vita desvia a atenção do armazenamento SD dos cartões padrão da Sony e permite que os jogadores adotem cartões que correspondam às suas preferências. Agora, este aspeto faz com que mais designers de PCB sejam mais astutos e espertos, a fim de atrair mais vendas.

1.2.3 Mais barato

Embora o custo dos adaptadores SD2Vita esteja sempre a alterar, estes adaptadores já provaram ser mais acessíveis quando comparados aos cartões Micro SD convencionais da Sony.

Certamente, há sempre trocas com este preço reduzido, pois alguns dos adaptadores podem ser incompatíveis com alguns controlos de jogo da PS Vita. Ainda assim, a maioria deles está acima da média.

1.3 Veredito

No entanto, a nossa questão era: o SD2Vita é para mim? Bem, honestamente, não há uma resposta concreta a esta questão. Com efeito, para a maioria das pessoas, a ideia de adotar novas tecnologias é, às vezes, encarada com dúvidas.

Contudo, talvez através de um bom estudo e da comparação das vantagens, possa ser capaz de concluir se deve ou não optar pela tecnologia SD2Vita.

Se, eventualmente, sentir que é uma opção viável, então recomendo-lhe que acompanhe os próximos capítulos enquanto exploramos a instalação bem como algumas dicas da tecnologia.

 Configuração da SD2Vita

Embora os prós de usar SD2Vita superem, de alguma forma, os contras de adotar a tecnologia, instalar o adaptador PS2Vita não é tão fácil como aparenta.

Este processo envolve 3 passos principais: determinar a versão do adaptador SD2Vita, formatar o cartão micro-SD de armazenamento e, finalmente, instalar algumas aplicações de software. Antes de abordarmos o processo de instalação, vamos verificar, em primeiro lugar, os requisitos para instalar um novo adaptador SD2Vita.

2.1 Requisitos de configuração do SD2Vita

       1. Firmware PS Vita HENKaku Enso: Certifique-se de descarregar o firmware PS HENKaku adequado ao adaptador SD2Vita. Atualmente, é recomendável optar pelas versões posteriores à 3.65.

Igualmente, considere verificar na nossa secção “Truques e Dicas” uma coleção de aplicativos de outros fornecedores, como o AutoPlugin, que podem ser úteis durante a instalação.

       2. O adaptador SD2Vita: também terá de encomendar alguns adaptadores SD2Vita. Atualmente, as duas versões principais do SD2Vita são a versão 3.0 e a versão 5.0.

Em virtude da sua popularidade, estas duas versões são as favoritas da comunidade nos fóruns de jogos. Por isso, é fácil conseguir ajuda quando estiver bloqueado na utilização destes adaptadores.

Ademais, como frisei desde o início, o SD2Vita ainda não tem muita concorrência, mas é sujeito a melhorias constantes e frequentes. As versões posteriores (SD2Vita v3.0 e v5.0) são melhores do que as suas antecessoras.

São igualmente capazes de suportar mais aplicações de fornecedores, bem como alguns truques que podem tornar os jogos mais interessantes.   

       3. Cartão(ões) Micro-SD: Você necessitará igualmente de um cartão micro-SD padrão para armazenar os arquivos de jogo e de configuração. O SD2Vita suporta até 256GB.

SD2Vita

2.2 Instalação do Firmware SD2Vita

Assim que tiver reunido os três componentes necessários para a configuração, proceda da seguinte forma:

Passos:

       1. Move a pasta UX0:tai para a pasta UR0:tai e apague a pasta UX0:Tai original. A pasta UX0:tai permite-lhe usar o adaptador SD2Vita assim que o cartão vita for inserido.

 A UR0:Tai, por outro lado, é a pasta que atua como a memória interna da Vita para os modelos SLIM e FAT e para os modelos PSTVs. Este passo é, portanto, crítico, uma vez que ajuda a eliminar as complicações relacionadas com o caminho quando começa a utilizar o SD2Vita.

        2. Transfira os controladores do adaptador SD2Vita do Github.

        3. Transfira o ficheiro zzBlank.img.

        4. Copie o arquivo “gamesd.sprx” (incluído nos drivers do adaptador SD2Vita) para a UR0:tai usando a VitaShell através de USB.

        5. Abra o ficheiro “config.txt” em UR0:tai. Agora, adicione o texto “ur0:tai/gamesd.skprx” imediatamente após a linha com a palavra *KERNEL.

    6. Faça uma cópia de segurança da pasta UX0:tai no seu computador. Este passo é essencial, uma vez que será necessário nos passos anteriores. Também é necessário pois pode encontrar desafios de instalação nos passos posteriores e precisar de repetir os passos desde o início (se não fizer o backup agora).

 Além disso, se estiver a operar através do VitaShell USB, é aconselhável garantir que todos os arquivos escondidos estão visíveis antes de fazer o backup.

       7. Instale, agora, a configuração zzBlank no seu cartão Micro-SD, usando as instruções abaixo.

Configurar um cartão Micro-SD para o adaptador SD2Vita

3.1 Configuração do cartão Micro-SD no Sistema Operativo Windows

Passos:

       1. Transfira uma imagem de disco do Windows apropriada, como a do Win32 Disk Imager.

       2. Instale a configuração no seu computador e execute o aplicativo.

       3. Escolha a opção de fazer uma nova imagem de disco.

       4. Selecione o zzBlank.img que transferiu anteriormente como fonte para a configuração e o seu cartão micro-SD como disco e, em seguida, clique em “write.”

       5. Espere alguns segundos para que o arquivo seja escrito.

       6. Uma vez feito, ejete o cartão micro-SD e devolva-o.

       7. O Windows pedirá para formatar o drive.

       8. Formate o drive com o Sistema de Ficheiros exFAT.

       9. Uma vez feito, copie os arquivos do backup do cartão feito anteriormente para o cartão micro-SD.

       10. Agora insira o cartão SD novamente no adaptador SD2Vita e insira-o no PS Vita e, em seguida, reinicie o PS Vita.

cartão Micro-SD

3.2 Instalação de cartão Micro-SD no Sistema Operativo Macintosh

Passos:

1. Navegue para o Utilitário de Disco -> Selecionar Cartão -> Partição -> Opções -> MBR -> 1 partição -> exFAT

       2. Copie o backup do cartão de memória anteriormente feito para o cartão SD.

       3. Insira o cartão SD novamente no adaptador SD2Vita, insira-o no PS Vita e, em seguida, reinicie o PS Vita.

3.3 Configuração do Cartão Micro-SD no(s) sistema(s) operativo(s) Linux

Passos:

       1. Em primeiro lugar, localize o nó do dispositivo no diretório “/dev/”. Por exemplo, pode ser rotulado como “dev/sda1“. Quando tiver dúvidas, use o comando “mount”. Não se esqueça de substituir o “sda1” por um rótulo adequado.

       2. Desmonte todas as partições sem ejetar o micro-SD.

       3. Copie o ficheiro zzBlank.img para o cartão SD no terminal. Por exemplo: “dd if=/path/zzBlank.img of=/dev/sda1“.

       4. Ejete o cartão micro-SD e volte a inseri-lo.

       5. Formate o cartão SD usando o exFAT. Por exemplo, você pode digitar o seguinte no ecrã do terminal “mkfs.exfat/dev/sda1“.

       6. Copie a cópia de segurança que fez antes para o cartão micro-SD.

       7. Insira o cartão SD novamente no adaptador SD2Vita e insira-o no PS Vita e, de seguida, reinicie o PS Vita.

3.4 Parabéns. Finalmente Conseguiu.

Nesta altura, a sua Vita deve ser capaz de reconhecer o adaptador SD2Vita inserido. Uma LED laranja ao lado do adaptador deve piscar repetidamente assim que inserir o ficheiro, indicando que o PS Vita está a ler os ficheiros no micro SD.

Adicionalmente, deve notar que o adaptador SD2Vita está agora mapeado para UX0.

Se estas duas indicações forem mostradas, então significa que a sua instalação foi bem-sucedida. Neste momento, está livre para instalar mais jogos de fornecedores e instalá-los no seu PS Vita como quiser. Desse modo, aprendeu com sucesso a configurar o adaptador SD2Vita.

Agora, para executar quaisquer novos jogos de fornecedores só vai precisar de os montar no UX0. Contudo, podem surgir questões de navegação e compatibilidade.

No próximo capítulo, vamos abordar alguns dos truques e dicas que podem fazer a sua experiência com o SD2Vita valer a pena.

Dicas & Truques para o SD2vita

Truque 1: Usar o Switch2SD2Vita para mudar o armazenamento de UMA0 para UX0

Quando usa o adaptador SD2Vita, a maioria dos jogos de fornecedores são instalados e executados no UX0. Como deve ter notado no processo de instalação, mudamos o armazenamento padrão de UMA0 para UX0.

Enfim, há alturas em que adorarias espreitar o armazém UMA0. Para este passo basta, às vezes, reiniciar o seu PS Vita e escolher o UMA0 como armazenamento. O Switch2SD2Vita é um excelente plugin que pode permitir, facilmente, alternar entre UMA0 e UX0 sem reiniciar.

Pode acontecer, às vezes, que o seu PS Vita não reconheça ou execute o plugin. Neste caso, aconselhamos que considere uma versão atualizada do plugin (a Versão 2.0 é o último lançamento do plugin) e repita.

Se mesmo assim falhar, então pode ter que remover o cartão micro SD do adaptador SD2Vita.

Este plugin é aconselhável, uma vez que é de código aberto. Devido à natureza do plugin, ele tem sido usado por vários jogadores e enfrentado vários bugs. Assim, é, atualmente, considerado como o plugin mais estável e seguro do mercado.

Truques para o SD2vita

Truque 2: Usar o AutoPlugin HENKaku para instalar plugins

Para iniciantes em SD2Vita, a tarefa é facilitada por vários plugins que podem ser usados para instalar aplicativos. No entanto, a maioria dos plugins, às vezes, não funcionam. Esta experiência pode, por isso, ser muito frustrante. O AutoPlugin do HENKaku é o plugin ideal para a instalação de jogos.

O Autoplugin carrega com HENKaku (versão 3.6 ou posterior). Como tal, é fácil de localizar e usar. É o plugin de jogos recomendado para a instalação de jogos.

Truque 3: Utilizar o NoNpDRM

Tal como insisti, inicialmente, só é divertido jogar sem restrições: quando você tem liberdade absoluta para quebrar algumas regras de jogo. Este plugin irá permitir-lhe contornar a proteção DRM no conteúdo PS Vita.

Por certo, há outros plugins favoritos (como MaiDump e Vitamin) que fazem o mesmo trabalho que o plugin NoNpDRM.  No entanto, recomendamos este plugin, uma vez que a transferência e utilização são gratuitas (código aberto).

Além disso, foi submetido a várias atualizações para garantir a sua estabilidade e segurança em utilização. Apesar de a aplicação não requerer que instale o Enso, é recomendado que o instale ao lado do plugin.

Para instalar este plugin, terá de transferir os ficheiros de configuração do NoNpDRM para a sua pasta Tai. Em seguida, terá de atualizar a configuração do ficheiro “config.txt” no UR0:tai em *KERNEL com o nome do ficheiro de instalação apropriado como, por exemplo, “nonpdrm.skprx.”

Conclusão

Aqui Está A Minha Opinião

Conforme indiquei desde o início, o nicho SD2Vita é relativamente novo quer em jogos quer em desenvolvimento de PCB. Mas o SD2Vita é uma melhoria recomendável, uma vez que concede aos jogadores a capacidade de aumentar a quantidade de espaço de armazenamento externo para utilizar em jogos, a um custo menor.

A tecnologia também oferece aos jogadores a liberdade para explorar mais jogos e geralmente torna a experiência de jogo mais emocionante.

Agora, ao analisar esta tendência (mais como jogador do que como engenheiro), noto uma tendência crescente na popularidade do SD2Vita em relação ao cartão SD original da Sony para PS Vita em muitos fóruns de jogos.

Esta popularidade também pode explicar o aumento das queixas de PCB mal desenvolvidos para adaptadores SD2Vita.

Portanto, como qualquer novo avanço tecnológico, o SD2Vita estava destinado a enfrentar alguns desafios desde o início. É certo que sofreu vários problemas no passado e é provável que venha a enfrentar ainda mais nos próximos tempos.  

No entanto, esforçamo-nos muito para garantir que fabricamos PCB avançados para adaptadores SD2Vita.  Além disso, pode encomendá-los aqui por uma pechincha.

Tem Algumas Preocupações? Se Sim, Podemos Ajudar.

Nesta edição, esforçamo-nos muito para reunir e compilar alguns dos desafios que acreditamos que a maioria dos jogadores e dos vendedores de adaptadores SD2Vita possam estar a enfrentar.

Mesmo assim, pensamos que é possível que tenha outras preocupações com os adaptadores SD2Vita. Sinta-se à vontade para nos contactar, demoraremos o tempo necessário para responder aos seus medos.

Além disso, caso necessite de outros tipos de placas PCB, por favor, sinta-se à vontade para nos contactar para uma cotação.

Hommer Zhao
Hola, soy Hommer, el fundador de WellPCB. Hasta ahora tenemos más de 4.000 clientes en todo el mundo. Si tiene alguna pregunta, no dude en ponerse en contacto conmigo. Gracias por adelantado.

Serviços